Nosso Site MS A notícia em Angélica a um clique de você

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Juvêncio deixa legado de obras e serviços na Capital
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Juvêncio deixa legado de obras e serviços na Capital

O ex-prefeito de Campo Grande Juvêncio César da Fonseca, deixou um legado de humanidade e democracia. O político foi o primeiro a administrar a cidade após a ditadura militar. Em anos de luta contra uma doença óssea, ele faleceu no sábado (14), dando fim a dois meses e meio de internação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Proncor, na Capital. 

Juvêncio foi vereador de Campo Grande entre 1983 e 1985 e eleito o primeiro prefeito da cidade após o fim de ditadura militar, em 1986, ficando no cargo até 1988. Posteriormente voltou ao posto em 1993, ficando até 1996. Fonseca tornou-se famoso pela revitalização das praças e pela criação do passe livre do estudante no transporte coletivo.

Entre suas obras, está a revitalização do Horto

Florestal, em 1993. Conforme informações da Prefeitura de Campo Grande, em outubro daquele ano, o local foi interditado para reforma. O então prefeito Juvêncio César da Fonseca afirmou que o espaço seria transformado no maior complexo de lazer de Campo Grande. No dia 19 de maio de 1995, Juvêncio entregou à população campo-grandense o novo Horto Florestal, agora nomeado Parque Florestal Antônio de Albuquerque, em homenagem ao antigo funcionário da prefeitura.

O fato de ter sido prefeito em uma época de transição política deu muito respeito a Juvêncio. “Ele sempre foi um líder na política. Quando eu era líder de bairro no Parati, Juvêncio estava no segundo mandato como prefeito e me ajudou muito. Era uma época difícil, porque estávamos retomando a democracia ”, ressaltou o deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB).

O ex-governador do Estado e  ex-prefeito André Puccinelli também relembrou o período. “Foi um ótimo amigo, companheiro, bom homem e prefeito. Pegou a cidade em um momento de transição política e fez um belo mandato, humanizou a cidade”. O emedebista sucedeu Juvêncio na administração da Capital em 1997.

Em Campo Grande, o político instituiu a criação, na estrutura básica da Secretaria Municipal do Planejamento, da Unidade de Planejamento Urbano de Campo Grande (Planurb), que tem 32 anos. Além do Centro de Capacitação de Recursos Humanos (Cecap), que teve sua obra iniciada em 1993 e finalizada em 1995. 

“No decorrer de sua vida e por meio do exercício da sua liderança e dos mandatos que exerceu, em especial como prefeito e senador, prestou relevantes serviços, que se traduziram em incontáveis ações e obras”, afirmou o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) Junior Mochi.

Casada com o político há 42 anos, Sueli Brandão Fonseca enfatizou os feitos do casal. “Os frutos da nossa união são esse trabalho comunitário que nós fizemos a vida inteira, dentro da política e com os amigos. Eu trabalhei na Patrulha Mirim, fizemos um trabalho bom, sério, unido. O Juvêncio sempre foi uma pessoa de bomcaráter. Ele era uma pessoa muito gente boa, um marido maravilhoso”. 

Antes de ser político, Juvêncio era advogado e atuou como defensor público. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Mansour Karmouche, destacou que, mesmo sem exercer a profissão, Juvêncio estava com seu registro ativo. “Ele ocupou diversos cargos públicos, atuou como defensor público e depois foi à política. Em todas as suas atribuições, dignificou tanto a profissão quanto a sociedade”.

 
 

 
 
Juvêncio integrou o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Partido da Frente Liberal (PFL – atual Democratas) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

 Fonte:https://www.correiodoestado.com.br/

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Juvêncio deixa legado de obras e serviços na Capital

Enviando Comentário Fechar :/

Artigos Recentes

Notícias da Capital