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Escola Fragelli é destaque na execução de projetos em 2019
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Escola Fragelli é destaque na execução de projetos em 2019

O ano de 2019 foi muito promissor para a concretização de projetos na Escola Estadual José Fragelli. A escola desenvolveu uma série de projetos durante todo o ano letivo, sendo que a principal missão da gestão foi fazer com que os projetos tivessem início, meio e fim, em outras palavras, fossem iniciados e concluídos com êxito. Entre os dias 11/11/2019 e o dia 16/11/2019 foi realizado o Projeto “Conhecendo os aspectos sociais, ambientais, históricos sociais na cidade de Ouro Preto e Mariana em Minas Gerais”. O projeto consistiu em uma junção entre a análise teórica e as vivências práticas experienciadas pelos alunos nas cidades citadas acima. O projeto foi idealizado pelas professoras Talita Pádua Dias e Terezinha Sessé Vergílio, com apoio, orientação e colaboração dos professores Deva Sanchez (Filosofia e Sociologia), Camila Kolomar (Física), Regiane Matias (História), Cláudia Gardinal (Língua Portuguesa), Neticia Matos (Biologia e Química), Rodrigo Dalponti (Geografia), Marcilene (Biologia), Fernanda Souza Barros (Artes), Jéssica Teles (Psicóloga), diretora Adjunta Eliana Cauz. Ressaltando a colaboração imprescindível do diretor Mirko Barbosa e do presidente do colegiado, Serverino Aparecido Terenciani. O projeto contou com a presença de trinta e seis alunos.

O trabalho sobre a cidade de Ouro Preto e Mariana teve como objetivo a aproximação dos discentes com o patrimônio histórico, num processo constante de conscientização sobre a importância da preservação em suas dimensões ambientais, culturais e sociais.

A cidade de Ouro Preto, além de inestimável patrimônio histórico, preserva marcas de uma sociedade que mantém, até os nossos dias, costumes, histórias e valores. Esta cidade guarda, em suas inúmeras igrejas, a tradição de fé e religiosidade e uma das mais importantes obras da arte barroca na Basílica Nossa Senhora do Carmo, a segunda igreja mais rica em Ouro do Brasil. Museus como o Museu dos Contos e Museu da Inconfidência Mineira entre outros. E Mariana, onde ocorreu um dos maiores desastres ambientais do Brasil, para que os alunos possam entender as causas e consequências dessa catástrofe.

 Pensando nisso, entendemos que explorar as cidades referente ao contexto histórico, artísticos e ambientais de Ouro Preto, e Mariana possibilitou a integração de disciplinas que compõem a grade curricular dos 8° e 9° do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio e levará nossos alunos a reconhecerem a importância desses patrimônio para a formação histórica do território brasileiro. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de perceber e conhecer a formação populacional, territorial e arquitetônica expressa na arte barroca, na culinária nos costumes entre outros.

Outro projeto de grande repercussão foi o Curta-Metragem 2019. O projeto em sua 5ª edição, contou com a produção, edição e exibição de três filmes de diferentes gêneros e abordagens. Elogiado inclusive em cidades de outros estados, o projeto permitiu uma ampla divulgação do protagonismo estudantil, tão exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O curta-metragem Stella Sanguinis sagrou-se como Melhor curta-metragem de 2019, eleito por jurados sem vínculo com a comunidade escolar. Uma das exigências para a sagração do curta vencedor é a amplitude de divulgação: quanto mais longe fosse divulgado, maior a premiação. Os professores envolvidos com direção do projeto foram: professor Cláudia Gardinal, Deva Sanchez e Elaine Lima.

Outros projetos de sucesso foram os Projeto “Preservação ambiental do córrego São João, no município de Angélica – MS”. Neste projeto foi realizado o plantio de mudas de plantas típicas da região pelos alunos do 2º ano B, orientados pelas professoras Talita Dias Pádua (Geografia) e Neticia Matos Batista (Biologia), com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da conservação das áreas próximas ao córrego para a manutenção da Biodiversidade, bem como auxiliar os moradores no processo de recuperação ambiental já iniciado, visto que tratava-se de uma área de intensa atividade de extração. O projeto de leitura “Vidas Interrompidas” que visou propiciar aos discentes novas possibilidades de leitura.

 

Projeto “Tarsila Amaral - releitura das obras em telas”. Projeto de diversos pintores - também em telas. Projeto: reciclagem de pneus, para confecção de puffs e aro de pneus para decoração de ambiente. Os projetos foram elaborados com as turmas do ensino médio matutino, com orientação da professora Simone Cristina. Projeto "Visita à Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta". Professores envolvidos: Amanda Nobre, Camila Kolomar e Patrícia Rosa. Esses foram alguns dos diversos projetos apresentados e concluídos com sucesso. A Escola José Fragelli, em nome do seu gestor Mirko Barbosa, é privilegiada por ser palco de atuação de alunos empenhados e professores comprometidos. Pelo ano profícuo de trabalho, agradecemos e esperamos um novo ano com muitas outras missões bem sucedidas.

 

 

 

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