Nosso Site MS A notícia em Angélica a um clique de você

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Deputados e prefeitos não são investigados na Operação Gutenberg, afirma Chefe do Ministério Público
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deputados e prefeitos não são investigados na Operação Gutenberg, afirma Chefe do Ministério Público

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Romão Ávila Milhan Júnior, esclareceu que deputados estaduais e prefeitos, citados durante conversas em celular apreendido na Operação Gutenberg, não são alvo de investigação do Ministério Público.

A afirmação foi feita em entrevista ao podcast Política de Primeira, divulgada nesta segunda-feira (20).

O procurador esclareceu que o caso foi encaminhado ao Ministério Público para que fosse feita análise sobre citações de autoridades com foro. “Nós tivemos uma operação em que um dos envolvidos teve o celular apreendido com conversas nas quais foram citados nomes de algumas autoridades”, afirmou.

Contudo, o chefe do Ministério Público Estadual adiantou que a simples menção ao nome de agentes políticos em conversas ou registros obtidos durante a apuração conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), não constitui indício de participação no esquema investigado.

– “Temos que ter muita cautela. Não encontramos elementos mínimos que pudessem motivar a abertura de uma investigação específica sobre o possível envolvimento de agentes políticos neste caso”, declarou.

De acordo com Romão Ávila as provas reunidas pelo Gaeco não apresentaram indícios que justificassem a abertura de procedimento sobre uma eventual participação de autoridades citadas nas conversas.

– “Há a citação deles, os nomes deles, no celular, mas a simples citação não quer dizer que tenham praticado qualquer ato no caso. Não há investigação contra esses agentes políticos que foram citados, deputados ou prefeitos. A investigação é sobre um servidor e particulares envolvidos ali”, esclareceu Romão Ávila.

Por essa razão, ele determinou o retorno dos autos para que a investigação tivesse continuidade apenas em relação aos investigados originais, alvos de mandados de busca e apreensão e prisão, cumpridos no dia 7 de julho.

Operação

Deflagrada em julho de 2026, a Operação Gutenberg apura a atuação de uma organização criminosa suspeita de movimentar cerca de R$ 27 milhões em fraudes na compra de livros paradidáticos e em desvios de recursos da saúde pública.

Conforme as investigações, o grupo utilizava a Central Estadual de Regulação para condicionar a liberação de leitos, exames e cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS) à contratação de materiais da Editora Avante por municípios sul-mato-grossenses.

 

Fonte:conectems-https://conectems.com.br/deputados-e-prefeitos-nao-sao-investigados-na-operacao-gutenberg-afirma-chefe-do-ministerio-publico/

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Deputados e prefeitos não são investigados na Operação Gutenberg, afirma Chefe do Ministério Público

Enviando Comentário Fechar :/

Artigos Recentes

Notícias da Capital