Fascite plantar é a inflamação da fáscia plantar, uma membrana de tecido conjuntivo que recobre o músculo do calcanhar até os dedos, causando sintomas como dor intensa na sola do pé, sensação de queimação e desconforto no calcanhar.
A fáscia plantar é responsável por dar suporte ao arco do pé e absorver o impacto ao pisar, por isso, a fascite plantar é mais comum após corridas de longa distância ou uso inadequado de tênis, mas também pode acontecer em pessoas que têm pé chato, por exemplo.
O tratamento da fascite plantar é feito pelo ortopedista, que pode indicar o uso de remédios anti-inflamatórios, palmilhas ortopédicas, fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.
Sintomas de fascite plantar
Os principais sintomas de fascite plantar são:
Dor no meio do calcanhar, que piora ao pisar no chão;
Dor no pé ao pisar quando acorda;
Dor que piora ao estar muito tempo em pé;
Sensação de queimação na sola do pé;
Sensação de 'areia' ao pressionar a planta do pé.
Os sintomas da fascite plantar estão relacionados ao espessamento da fáscia devido a inflamação e a presença de fibrose e calcificação neste tecido.
Fascite plantar é grave?
A fascite plantar não é considerada uma condição grave, porém, é debilitante devido a dor na sola do pé ao acordar ou ficar muito tempo em pé, dificuldade para caminhar, limitar a realização de atividades físicas e afetar as atividades do dia a dia.
Além disso, devido a dor no pé e dificuldade para caminhar, o joelho ou o quadril pode ficar sobrecarregado, aumentando o risco de lesões.
fonte de pesquisa : https://www.tuasaude.com/fascite-plantar/
Olá, deixe seu comentário para Fascite plantar: o que é, sintomas, causas e tratamento
Nosso Site MS Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X