A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24), a "Operação Rede Limpa 19", com o objetivo de combater crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados no ambiente virtual. A ação cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência de Campo Grande, onde foram recolhidos dispositivos eletrônicos que podem conter provas relevantes para as investigações.
De acordo com a PF, o material apreendido será submetido à perícia, a fim de identificar a extensão dos crimes e possíveis outros envolvidos.
Embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia infantil” (artigo 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990), a comunidade internacional e órgãos especializados preferem as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”.
A mudança de nomenclatura busca dar a real dimensão da violência sofrida pelas vítimas, destacando o caráter criminoso e devastador desses atos.
A Polícia Federal também reforçou o alerta a pais e responsáveis sobre a importância da prevenção. Entre as orientações estão:
manter diálogo aberto sobre os perigos do ambiente virtual;
acompanhar de perto o uso de redes sociais, jogos e aplicativos;
observar sinais de alerta, como mudanças bruscas de comportamento, isolamento ou sigilo excessivo no uso de celulares e computadores.
A instituição destacou ainda que ensinar crianças e adolescentes a reconhecerem situações de risco e buscar ajuda é essencial para protegê-los.
“A informação continua sendo uma ferramenta capaz de salvar vidas”, ressaltou a PF em nota
fonte:https://www.ivinoticias.com.br/noticia/161978/pf-deflagra-operacao-contra-crimes-de-abuso-sexual-infantil-na-internet-em-campo-grande
imagem:https://www.ivinoticias.com.br/noticia/161978/pf-deflagra-operacao-contra-crimes-de-abuso-sexual-infantil-na-internet-em-campo-grande
Olá, deixe seu comentário para PF deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantil na internet em Campo Grande
Nosso Site MS Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X